Uma das maiores dores dos franqueados é atrair mais clientes para sua unidade. Apesar de todo o suporte dado pela franqueadora, desenvolver uma carteira local de clientes com as limitações que a diretriz da marca pode impor não é tarefa fácil. Portanto, o bom franqueador deverá pensar em formas de escalar o marketing.
Antigamente o marketing boca a boca era uma das opções mais válidas para atrair clientes. Mas, com a globalização e com o avanço da tecnologia as relações humanas também estão mudando. E em poucos minutos, o usuário pode saber tudo o que deseja sobre determinada empresa ou produto. A forma como ele compartilha seus feedbacks também mudou. Por isso, o marketing boca a boca já não consegue escalar na mesma velocidade e da mesma forma que antes.
E, falando em escalabilidade de marketing, um dos temas que mais se destaca é o “marketing de Conteúdo”. Já conhece? Sim? Que tal aplicá-lo em sua franquia? Bom, vamos por partes… Primeiro, você precisa entender o conceito básico do Marketing de Conteúdo. Uma definição geral o classifica como “uma estratégia de marketing para criar engajamento com seu público-alvo a partir de conteúdos valiosos”. Mas, assim como todas as outras vertentes do marketing, o objetivo prático final acaba sendo o aumento do número de clientes em potencial.
Por causa do avanço tecnológico (de novo! rs) é essencial que as empresas tenham uma presença online relevante. Mas mais do que estar “online”, é preciso ter conteúdo de valor para a audiência. E marketing de conteúdo é uma das ferramentas certas para tal. Mas, primeiro, deixamos claro que é um trabalho de formiguinha. Ou seja, vai gerando resultados pouco a pouco, pois a estratégia precisa ser bem pensada e vários pontos considerados.
Algumas empresas optam por terceirizar as ações do marketing e, por vezes, não vislumbram o resultado esperado. O problema não é a terceirização, mas sim a forma como esta é feita. Por isso, a dica da Bernoli é: antes de terceirizar, estude. Comece a planejar e testar as hipóteses internamente, em pequenos lotes. Crie gradualmente pequenos conteúdos e meça o resultado, para se certificar de que estes agreguem valor para seu público. Após este laboratório, aí sim vale a pena estudar a terceirização.
Citamos a seguir as atividades mais comuns que compõem o marketing de conteúdo. Mas não esqueça que cada negócio é único, logo terá de se adaptar.
Essas são algumas dicas para que você tenha uma idéia inicial para começar a estruturar a estratégia de marketing de conteúdo da sua rede.
Depois que a franqueadora validar a estratégia de conteúdo da marca, precisa escalar para as unidades e respectivas regiões. Treinamento ao franqueado é sempre necessário e bem vindo, mas também é custoso dependendo da logística envolvida. Por isso, automatizar os processos de marketing é vital para que se replique o modelo com os ajustes necessários por região.
Cada vez mais as empresas buscam automação de processos para melhorar a produtividade. Existem algumas ferramentas de automação no mercado, mas encontrar a mais adequada demanda muita atenção. A ferramenta escolhida deve se encaixar no planejamento como um quebra-cabeça. Algumas opções que hoje estão disponíveis são o RDStation e o HubSpot, que auxiliam em toda a automação de marketing do negócio, desde a atração de leads até a gestão de relacionamento com o cliente.
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